Cenas importantes de anime dos anos 80

O anime é uma das formas de entretenimento mais populares em todo o mundo e, a cada ano que passa, o meio se torna ainda mais popular entre os telespectadores internacionais. No entanto, por mais impressionante que seja o sucesso contemporâneo da anime, não seria nada se não fosse pela influente série de anime que abriu caminho nas décadas anteriores.

Em particular, a década de 1980 foi um período de desenvolvimento particularmente notável para o meio anime. Ao longo da década, muitas séries de televisão e filmes diferentes levaram o anime a uma nova direção, gerando vários momentos que mudariam o meio para sempre.

RELACIONADO: 10 momentos importantes do anime dos anos 90 que mudaram tudo

11 A batalha de A Baoa Qu termina

Mobile Suit Gundam (1979)

Embora tenha estreado tecnicamente em 1979 Mobile SuitGundam é muito mais representativo da década de 1980 do que a década anterior. A série inovadora abriu caminho para várias gerações de anime inspirado em mecha, por isso é natural que sua conclusão em 1980 seja um dos momentos mais seminais da década.

Em Mobile SuitGundamNo episódio final de A Baoa Qu, a Batalha de A Baoa Qu termina, mais uma vez retomando as relações pacíficas entre a Federação Terrestre e o Principado de Zeon. Por mais significativo que seja este desenvolvimento no contexto da narrativa da série, o fim da guerra – e, portanto, o fim do original Mobile SuitGundam – é ainda mais representativo de

10 Lupin rouba o Ivankov

Lupin Terceira Parte III (1984)

Tal como acontece com qualquer forma de entretenimento, o meio anime passou por grandes mudanças desde que ganhou destaque há muitas décadas. Isto inclui o afastamento da anime de propriedades intelectuais mais antigas e pré-existentes, como o Lupin Terceiro franquia, que começou para valer no início dos anos 1980.

Na hora que Lupin Terceira Parte III estreou em 1984, séries inovadoras como Punho da Estrela do Norte, Dragon Balle Mobile SuitGundam estavam começando a dominar as ondas de rádio. A conclusão de Lupin Terceira Parte III vê o protagonista titular acertar uma última pontuação – o submarino nuclear russo, Ivankov – antes de trazer um final satisfatório à trilogia original da franquia.

RELACIONADO: 10 animes esquecidos dos anos 2000 que você assistiu, mas não consegue lembrar o nome

9 Os Autobots chegam à Terra

Os Transformadores (1984)

Devido à sua associação com a linha de bonecos de ação da Hasbro, o Transformadores a franquia é frequentemente considerada um produto americano. No entanto, a franquia está profundamente ligada tanto ao anime quanto ao Japão como um todo, tendo sido criada como uma adaptação de mechas japoneses pré-existentes em 1984.

Nesse mesmo ano, Os Transformadores estreou um programa de televisão, totalmente animado pela Toei Animation nas duas primeiras temporadas. Embora raramente seja considerado um anime devido ao seu lançamento simultâneo nos Estados Unidos, Os Transformadores desempenhou um papel notável no aprofundamento da relação entre a mídia ocidental e a animação japonesa.

8 Kenshiro usa o punho das cem rachaduras

Punho da Estrela do Norte (1984)

A ascensão da cultura da Internet preservou muitos dos títulos mais antigos de anime na forma de memes. Esse é o caso da série influente Primeira estrela do Norteque ainda é conhecido por sua citação “Você já está morto” (proferida pelo protagonista da série, Kenshiro, após usar a técnica Hundred Crack Fist) quase quarenta anos após seu lançamento inicial.

O gênero shonen começou a se cristalizar definitivamente na década de 1960, mas se não fosse pelo Primeira estrela do Norte, então o shonen anime pode nunca ter experimentado o enorme período de crescimento que desfrutou de meados da década de 1980 até o início dos anos 2000. Isso, juntamente com o impacto da série em futuros tropos de escala de poder, torna o primeiro uso de Hundred Crack Fist por Kenshiro tão memorável quanto qualquer momento de anime dos anos 1980.

7 Nausicaa descobre o guerreiro gigante

Nausicaa Do Vale Do Vento (1984)

Com o estúdio de animação Studio Ghibli, o meio anime seria significativamente diferente do que é hoje. Sua biblioteca contém uma longa lista de filmes icônicos (incluindo Afastado de espíritoo primeiro filme de anime a ganhar um Oscar), mas não fosse pelo nostálgico filme de 1984 Nausicaa do Vale do Ventoo Studio Ghibli pode nunca ter se tornado o gigante da mídia que é hoje.

Nausicaa do Vale do Vento ocorre 1000 anos depois que uma guerra apocalíptica destruiu os ecossistemas do mundo. Porém, o filme começa com seu personagem principal, Nausicaa, descobrindo o embrião de um Guerreiro Gigante — o mesmo tipo de criatura que destruiu o mundo um milênio antes. Isso dá início aos eventos da narrativa, lançando as sementes para o maior império de mídia da história do anime.

6 Seiya se torna um santo

Saint Seiya (1986)

A década de 1990 viu uma bênção de anime com tema cósmico (por exemplo Sailor Moon, Dragon Ball Z, etc.). No entanto, há uma chance de nenhuma dessas séries ter tomado essa decisão estilística se não fosse por animes como Cavaleiros do Zodíaco que incorporou as estrelas na década de 1980.

Cavaleiros do Zodíaco segue a história de um menino conhecido como Seiya, que é forçado a viajar para a Grécia para obter um conjunto de armaduras antigas concedidas aos guerreiros de Atenas. Ao fazer isso, ele desperta seu Cosmo interior, transformando-o no Santo Pégaso e liberando o verdadeiro poder das constelações.

5 Goku encontra Bulma

Esfera do Dragão (1986)

O esfera do dragão A franquia está intrinsecamente relacionada à história do anime, tendo desempenhado um papel importante no crescimento do meio desde sua estreia em 1986. Embora existam muitos momentos memoráveis ​​espalhados pela série, nenhum é mais importante do que o momento em que seu protagonista, Goku, conhece Bulma.

Goku cresce em uma parte isolada do deserto, então até conhecer Bulma, ele estará isolado do resto do mundo. Depois que Bulma conta a Goku sobre a habilidade das Dragon Balls de realizar desejos, a dupla parte em busca deles, dando início a uma das histórias mais lendárias da história do anime.

4

3 Mãe de Seita e Setsuko morre no bombardeio de Kobe

Túmulo dos vaga-lumes (1988)

O Studio Ghibli conquistou uma reputação estelar graças ao sucesso de seus primeiros lançamentos de filmes em meados da década de 1980. Dito isto, foi apenas em 1988 que a empresa — e especialmente os seus diretores, Hayao Miyazaki e Isao Takahata — demonstrou toda a gama dos seus talentos com Tumulo dos Vagalumes.

Tumulo dos Vagalumes é diferente da maior parte da biblioteca Ghibli, confiando mais no realismo doloroso do que na fantasia inspiradora. Sua narrativa gira em torno de dois espíritos, Seita e Setsuko, enquanto eles discutem os acontecimentos em torno do bombardeio de Kobe, um ataque relacionado à Segunda Guerra Mundial que matou sua mãe. O filme é sombrio e aborda temas maduros, como o efeito da guerra sobre civis inocentes, mas apesar de sua história comovente, é uma bela obra de arte que provou que a anime pode ser um meio artístico reconhecido internacionalmente.

2 Tetsuo descobre Akira

Akira (1988)

Os gêneros cyberpunk e ficção científica são uma base do anime devido em grande parte ao sucesso de títulos aclamados pela crítica como o clássico de 1988 Akira. Muitas vezes considerada uma das peças de animação mais impressionantes da história Akira transcendeu o meio anime, provando a muitos críticos que a animação japonesa era uma forma de arte internacional viável.

Akira segue a história de Shotaro Kaneda e Tetsuo Shima, dois jovens que vivem em uma versão cyberpunk da Tóquio moderna. No final das contas, os dois se envolvem em uma estranha situação envolvendo poderes psíquicos e os militares de Neo Tóquio, levando Tetsuo a descobrir um poderoso esper conhecido como Akira. O encontro deles serve de catalisador para a sequência final do filme e, apesar do tom sombrio, encerra um dos filmes mais queridos da história da anime.

RELACIONADO: 10 momentos clássicos de anime que sempre animarão os fãs

1 Raditz chega à Terra

Dragon Ball Z (1989)

Embora Dragon Ball Z está principalmente associado à década de 1990, a lendária sequência do original esfera do dragão a série estreou em 1989. O primeiro episódio do programa começa após um intervalo de tempo de cinco anos e, em algumas cenas curtas, uma nova ameaça à Terra aparece: Raditz.

Raditz é irmão de Goku, mas ainda mais importante, ele vem de uma raça de guerreiros viajantes espaciais conhecidos como Saiyans. Esta revelação muda completamente a narrativa da série, empurrando Dragon Ball Z em direção a muitos dos estereótipos shonen que ajudou a proliferar ao longo da década de 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *