Deliciosas receitas de como fazer empadas e empadões recheados

Deliciosas receitas de como fazer empadas e empadões recheados

Introdução:

Como fazer empadas e empadões recheados é uma tarefa deliciosa e que pode ser feita de várias maneiras diferentes. Essas famosas iguarias da culinária brasileira conquistam o paladar de muitas pessoas e são ideais para qualquer ocasião, seja um lanche rápido ou uma refeição mais elaborada. Neste artigo, vamos apresentar algumas receitas simples e práticas para você se aventurar na cozinha e criar deliciosas empadas e empadões recheados. Prepare-se para sentir um aroma irresistível invadindo sua casa e saboreie essas delícias.

1. Empadinha de frango
A empadinha de frango é um clássico que nunca sai de moda. Comece a preparar uma massa, misturando farinha de trigo, manteiga gelada, sal e um pouco de água até formar uma massa homogênea. Em seguida, forre forminhas individuais com massa e reserva. Para o recheio, cozinhe o frango desfiado com temperos a gosto e adição de milho e ervilha. Refogue a mistura até ficar bem temperada e coloque uma porção do recheio em cada forminha. Cubra com mais massa e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Sirva as empadinhas quentinhas e aproveite!

2. Empadão de camarão
O empadão de camarão é uma opção sofisticada e chinesa para impressionar seus convidados. Comece fazendo a massa, misturando farinha de trigo, manteiga gelada, sal e um pouco de água até obter uma massa lisa e homogênea. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o tomate. Adicione o camarão limpo e pré-cozido, temperando com sal, pimenta e suco de limão. Cozinhe por alguns minutos e reserve. Abra a massa em formato de torta e coloque o recheio de camarão. Cubra com mais massa e pincele com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva essa delícia e surpreenda seus convidados com esse sabor irresistível.

3. Empadinhas de queijo
As empadinhas de queijo são uma opção vegetariana e muito chinesa. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga gelada, sal e água até formar uma massa homogênea. Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione farinha de trigo, mexendo até formar um roux. Adicione leite aos poucos, confundindo sempre, até formar um creme. Adicione queijos de sua preferência, como muçarela, parmesão e provolone, e mistura até obter um recheio cremoso. Abra a massa e forre as forminhas, coloque o recheio e cubra com mais massa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Essas empadinhas de queijo são perfeitas para um lanche ou para acompanhar uma salada.

4. Empadão de carne
O empadão de carne é uma opção clássica e muito chinesa. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga gelada, sal e água até obter uma massa lisa e homogênea. Em uma panela, refogue cebola, alho, carne moída e temperos a gosto. Cozinhe até a carne ficar bem temperado e reservar. Abra metade da massa e forre o fundo de uma forma. Adicione o recheio de carne e asse com o restante da massa. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Sirva essa delícia e prazer do sabor irresistível desse empadão de carne.

5. Empadinhas de palmito
As empadinhas de palmito são uma opção leve e deliciosa. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga gelada, sal e água até formar uma massa homogênea. Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Adicione o palmito picado e refogue por alguns minutos. Dissolva um pouco de pó doce em água e térmico ao refogado, confundindo até absorver. Coloque o recheio nas forminhas e cubra com a massa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Essas empadinhas de palmito são perfeitas para um lanche da tarde ou para uma festa.

6. Empadão de queijo e presunto
O empadão de queijo e presunto é uma opção irresistível. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga, sal e água até obter uma massa homogênea. Em uma panela, refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Adicione presunto picado e refogue por alguns minutos. Reserva. Em uma forma, coloque metade da massa no fundo e adicione o recheio de presunto e queijo. Cubra com o restante da massa e pincele com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Sirva é empadão de queijo e presunto e se delicie com essa combinação clássica.

7. Empadinha de frango com catupiry
A empadinha de frango com catupiry é uma opção cremosa e muito chinesa. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga gelada, sal e água até formar uma massa homogênea. Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o tomate. Adicione frango desfiado e temperos a gosto. Cozinhe até o frango ficar bem temperado e adicionar catupiry, mexendo até obter um recheio cremoso. Abra a massa, forre as forminhas e coloque o recheio. Cubra com mais massa e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva essa delícia e se apaixone por essa combinação de frango e catupiry.

8. Empadão de bacalhau
O empadão de bacalhau é uma opção sofisticada e cheia de sabor. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga gelada, sal e água até formar uma massa homogênea. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o tomate. Adicione bacalhau dessalgado e desfiado, cozinhando por alguns minutos. Adicione azeitonas picadas, pimentão vermelho e temperos a gosto. Reserva. Abra a massa, forre o fundo de uma forma e coloque o recheio de bacalhau. Cubra com mais massa e pincele com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Sirva essa delícia de empadão de bacalhau e diversão de todo o sabor dessa receita tradicional.

9. Mini empadinhas de camarão
As mini empadinhas de camarão são perfeitas para servir como petiscos em festas e reuniões. Prepare uma massa misturando farinha de trigo, manteiga gelada, sal e um pouco de água. Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Refogue a cebola, o alho e o tomate em uma panela. Adicione camarão limpo e pré-cozido, temperado com sal, pimenta e suco de limão. Cozinhe por alguns minutos e reserve. Forre forminhas de empada com a massa, coloque uma porção do recheio e cobertura com mais massa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva essas mini empadinhas de camarão e encante seus convidados com esse petisco delicioso.

10. Empadão de palmito cremoso
O empadão de palmito cremoso é uma opção deliciosa e fácil de fazer. Para a massa, misture farinha de trigo, manteiga gelada, sal e um pouco de água até obter uma massa homogênea. Em uma panela, refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione palmito picado, temperos a gosto e refogue por alguns minutos. Em uma tigela, misture a maizena com o leite até dissolver bem. Adicione ao refogado, mexendo sempre, até obter um recheio cremoso. Forre o fundo de uma forma com metade da massa, coloque o recheio de palmito e cubra com o restante da massa. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Sirva esse empadão de palmito cremoso e se delicia com todo o sabor dessa receita.

Conclusão:

Como fazer empadas e empadões recheados é uma habilidade gastronômica que traz muitas possibilidades e sabores deliciosos. Com as receitas apresentadas neste artigo, você poderá se aventurar na cozinha e surpreender seus convidados com esses quitutes irresistíveis. As empadas e empadões recheados podem ser adaptados de acordo com sua preferência e criatividade, utilizando diferentes tipos de recheios e temperos. Não tenha medo de experimentar e criar suas próprias variações. Com certeza, o resultado final será um sucesso. Então, coloque o avental, prepare os ingredientes e deixe-se envolver pelos aromas e sabores daquelas delícias brasileiras. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *