Resumo
- Naruto recebeu o sobrenome Uzumaki em vez de Namikaze para protegê-lo dos muitos inimigos de Minato.
- O poderoso jutsu de selamento do clã Uzumaki e as imensas reservas de chakra os tornaram temidos e caçados, então nomear Naruto Uzumaki incutiu medo em seus inimigos.
- A escolha do sobrenome Uzumaki para Naruto manteve em segredo sua verdadeira identidade e conexão com Minato, garantindo sua segurança.
Depois que os fãs descobriram a verdadeira identidade dos pais de Naruto, era natural se perguntar por que ele recebeu o sobrenome de Kushina Uzumaki em vez do de Minato Namikaze. Quando incumbido da responsabilidade de manter Naruto seguro, Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, tomou muitas precauções, incluindo distanciá-lo do clã Namikaze. Embora isso vá contra as convenções de nomenclatura tradicionais japonesas, o Terceiro Hokage tinha muitos motivos para ser cauteloso.
A maior parte do clã Uzumaki foi completamente exterminada e aqueles que sobreviveram correram grande risco por causa do poder que carregavam. Só por isso, parece lógico que Hiruzen deveria dar a Naruto o sobrenome Namikaze, mas havia uma razão por trás da decisão do Terceiro Hokage que não tinha nada a ver com Minato selando a raposa de nove caudas dentro de seu filho recém-nascido.
Atualizado em 15 de outubro de 2023 por Jennifer Melzer: Os fãs ainda adoram mergulhar fundo na tradição de Narutoverse, discutindo as muitas escolhas que Masashi Kishimoto fez ao elaborar a história ao longo dos anos. Um assunto curioso que muitos ainda ponderam foi a escolha de dar a Naruto o sobrenome de sua mãe, em vez de celebrá-lo como filho do Quarto Hokage, Minato Namikaze.
Os inimigos de Minato ameaçaram o clã Namikaze
Durante a Terceira Guerra Shinobi, antes do nascimento de Naruto, Minato era notoriamente temido como o Flash Amarelo, um ninja mortal que sozinho matou 1.000 shinobi em um instante. Este ato venceu a guerra para Konoha e forçou outras nações a aceitarem um tratado de paz. Durante esse período, Minato fez vários inimigos dispostos a correr qualquer risco por uma oportunidade de se vingar dele e de sua família.
Durante o ataque da raposa de nove caudas imediatamente após o nascimento de Naruto, Minato – o Quarto Hokage – e Kushina sacrificaram suas vidas para salvar Konoha e seu filho, Naruto. Metade da besta foi selada dentro de um Naruto recém-nascido, após o qual ambos os pais morreram. Os cuidados de Naruto foram confiados ao Terceiro Hokage, que, significativamente, deu-lhe o sobrenome Uzumaki, mas por que ele fez essa escolha? Todos na vila (exceto o próprio Naruto) estavam completamente conscientes de suas origens, mas ninguém nunca falou sobre isso – especialmente para Naruto.
O nome Uzumaki instilou medo nas pessoas
Como criadores da maior parte dos fuinjutsu do mundo, o clã Uzumaki era altamente temido. Esses poderosos ninjas praticavam alguns dos jutsu de selamento mais secretos, incluindo o aproveitamento da habilidade de invocar Shinigami (espírito da morte). O Reaper Death Seal é uma infinidade de jutsu de selamento, incluindo o Reaper Death Seal, que invoca um shinigami (um espírito da morte) e o Dead Demon Consuming Seal. Entre suas habilidades, eles possuíam uma habilidade incrível de curar a si mesmos e aos outros ao seu redor, consumindo seu próprio chakra, e embora essa habilidade perigosa pudesse ser fatal, também os tornava quase imparáveis.
Como Uzumaki, Karin foi um excelente exemplo dessa intensa natureza curativa. Ao permitir que Sasuke (e outros aliados que precisavam de cura) a mordesse após uma batalha angustiante, ele recebeu energia curativa de seu chakra que acelerou sua recuperação e potencialmente salvou sua vida. Kushina Uzumaki também possuía uma quantidade incrível de poder e tinha imensas reservas de chakra, com Minato Namikaze admitindo abertamente que ela superava em muito suas próprias habilidades. Uma maneira de vislumbrar a verdadeira força de seu poder é comparar as habilidades de Naruto mais tarde na vida. Mesmo no auge de seu poder, Naruto continuou a se esforçar para se tornar mais forte que sua mãe.
As técnicas de jutsu de selamento do Uzumaki foram eventualmente usadas para selar as Bestas com Cauda dentro dos hospedeiros jinchuriki. A capacidade de Kushina de hospedar quase todo o chakra do Nove Caudas fala muito sobre o poder do Clã Uzumaki. Para a maioria dos Jinchuriki, a remoção de uma Besta com Cauda significava morte certa, mas os Uzumaki foram capazes de sobreviver à sua remoção, permitindo-lhes viver o resto de suas vidas após passarem sua Besta com Cauda para seu próximo hospedeiro. Se não fosse pela interferência de Obito na noite em que Naruto nasceu, Kushina teria criado e cuidado de seu filho nos próximos anos.
Na verdade, esse conhecimento faz muito sentido quando se considera a sobrevivência de Naruto após a morte de Kurama. Muitos fãs ainda não entendem como ele conseguiu sobreviver a uma perda tão devastadora, mas talvez seu sangue Uzumaki seja explicação suficiente. Este controle focado sobre as Bestas com Cauda também confirma a ameaça Uzumaki no que diz respeito a outros clãs ninja e empresta ainda mais ameaça e poder ao nome de Naruto. Aqueles que sabiam que os Uzumaki haviam sido exterminados seriam forçados a levar em consideração que, apesar de seus esforços, pelo menos um permaneceu. A imensidão do poder e das habilidades de Naruto à medida que ele crescia e treinava era suficiente para lembrar aos inimigos do clã que apenas um proeminente ninja Uzumaki ressurgindo das cinzas de sua destruição era poderoso o suficiente para causar medo nos corações daqueles que se opunham a ele.
Uzumaki era um sobrenome mais seguro para Naruto, eis o porquê
Após o massacre do clã Uzumaki, os poucos sobreviventes foram caçados e capturados por aqueles que queriam seus poderes para si, como Orochimaru. No entanto, essa caça diminuiu gradualmente com o tempo. Considerando o grande número de inimigos de Minato, e como os ninjas de outras aldeias tinham a intenção de matar qualquer um de seus parentes, logicamente, era muito mais seguro nomear Naruto Uzumaki do que Namikaze.
Nem Uzumaki nem Namikaze eram uma opção de sobrenome ideal, considerando os perigos associados. Para complicar ainda mais as coisas, Naruto nunca foi colocado para adoção porque todos na vila tinham pavor dele. Eles sabiam que ele tinha a Besta com Cauda selada dentro dele, e a maioria deles o culpava pela morte de seu amado Quarto Hokage. Embora o Terceiro Hokage possa ter tentado proteger Naruto, ele obviamente não estava cuidando bem dele, além de mantê-lo longe dos inimigos de seus pais.
Como não houve nenhum incidente registrado de caça a um Uzumaki, além do massacre, o nome era mais seguro de ser adotado, e o Terceiro Hokage nunca revelou o relacionamento de Naruto com Minato (embora Naruto tenha descoberto mais tarde sobre sua ascendência). Esta foi a única maneira de proteger Naruto dos inimigos de seu pai. Quando Naruto finalmente descobriu a verdade sobre seus pais, ele contou às pessoas com confiança, apesar dos riscos, porque ele era forte o suficiente para enfrentar qualquer um que ousasse enfrentá-lo por vingança. Naquela época, ele estava livre dos perigos associados aos sobrenomes porque podia se proteger.