Resumo
- “Não se esqueça de 3, 11 de outubro” é a data gravada no relógio de bolso de Edward Elric e representa o dia em que ele e Al atearam fogo em sua casa para deixar seu passado para trás.
- A ação dos irmãos Elric de incendiar sua casa simbolizou sua determinação de encontrar a Pedra Filosofal e restaurar seus corpos, mas também reflete sua culpa e arrependimento.
- No final, os irmãos Elric fecham o círculo e encontram o encerramento reconstruindo suas vidas em Resembool, criando algo novo em vez de fugir do passado.
Não se esqueça de 3, 11 de outubro
Esta mensagem foi inscrita no interior do relógio de bolso State Alchemist de Edward Elric e a data se tornou um dia real para os fãs mostrarem seu amor por Alquimista de Aço. Era um segredo pessoal de Edward, e ele selou o relógio com sua alquimia. A única maneira de abri-lo era com alquimia ou ferramentas. O facto de ele ter guardado esta mensagem num lugar tão importante e pessoal demonstra o seu significado, mas o que significa?
A amiga de infância de Edward, Winry Rockbell, sabe a resposta, embora não seja agradável. 3, 11 de outubro, é o dia em que os Elrics atearam fogo em sua casa e começaram sua jornada para encontrar a Pedra Filosofal, o principal MacGuffin da série. Porém, mesmo que estejam viajando, destruir a própria casa parece excessivo. Winry provavelmente não falará muito sobre isso, pois é um assunto delicado. Felizmente, os espectadores têm o resto da série para contextualizar as ações dos Elrics e ver o que os leva a essa escolha. No final de Fullmetal Alchemist: Irmandade anime, os fãs revisitarão a ideia de “Não esqueça 3 de outubro” de uma forma nova e mais sutil que conclui a série com uma nota pessoal.
Atualizado em 11 de outubro de 2023 por Louis Kemner: Este recurso foi atualizado com links atualizados e novo conteúdo baseado no final de Fullmetal Alchemist: Brotherhood para dar aos Elrics e aos espectadores um encerramento adequado em “Não se esqueça de 3 de outubro de 11”.
Por que os Irmãos Elric das FMA saíram de casa
O primeiro passo para compreender as ações dos Elrics é observar os eventos que levaram a elas. Quando crianças e alquimistas iniciantes, Ed e Al viveram uma vida abençoadamente pacífica com sua mãe, Trisha, na idílica cidade rural de Resembool. Quando Trisha morreu de doença, os meninos tentaram usar a alquimia para ressuscitá-la, indo pelas costas de seu mentor Izumi Curtis no processo. Era o segredo deles e arruinou suas vidas.
A Transmutação Humana é uma prática estritamente tabu no mundo da Alquimista de Aço e o mais tarde fraternidade amime, pois sempre tem consequências terríveis. Quando Edward e Alphonse tentaram, cada um deles perdeu partes de si mesmos; Ed perdeu a perna esquerda e Al perdeu o corpo inteiro. Ed usou a alquimia para transmutar a alma de Al em uma armadura próxima, o que também lhe custou o braço direito. Apesar de tudo o que perderam, aquilo que deveria ser sua mãe revivida acabou sendo uma abominação mutilada de carne e osso, um dos primeiros exemplos de horror nesta série de anime em muitos níveis. Os irmãos aprenderam com sua loucura, mas ainda queriam que seus corpos voltassem ao normal, então seu objetivo passa a ser a busca pela solução para seu problema recém-descoberto.
A oportunidade dos Elrics chega na forma dos militares Amestris. O tenente Roy Mustang, que ficou horrorizado, mas impressionado com a afinidade de Ed pela alquimia, ofereceu-lhe a oportunidade de tentar se tornar um Alquimista do Estado. Ed percebeu que se ingressasse no exército, poderia usar seus materiais de pesquisa para encontrar a Pedra Filosofal, o que poderia contornar as leis da alquimia. Edward aceitou sua oferta de Mustang com a esperança de encontrar a Pedra e usar seu poder para restaurar a si mesmo e a Alphonse.
É aqui que entra em cena o dia 3, 11 de outubro. Neste dia de 1911 (ou 1910 no anime de 2003), os Elrics atearam fogo à antiga casa de sua família. Segundo eles, a destruição de sua antiga casa simbolizava sua decisão de deixar o passado para trás e seguir em direção ao objetivo de restaurar seus corpos. Isso foi o que Edward disse, mas há outra interpretação dessa ação: segundo o pai deles, Hoenheim, Edward incendiou sua casa não para se comprometer com o futuro, mas sim para fugir do passado. Ele acreditava que Ed tinha culpa e arrependimento por tentar transmutar Trisha, fazendo com que Alphonse perdesse seu corpo.
É importante notar que a data muda em um ano entre FMA (2003) e FMAB (2010). A série de 2003 tem o ano escrito como 1910, enquanto no anime e mangá de 2010 é 1911. Esta mudança para a versão de 2003 reflete as alterações feitas no enredo daquele anime. Em FMA (2003), Edward passou um ano sob o teto de Shou Tucker enquanto treinava para o Exame Estadual de Alquimia, então ele ateou fogo em seu próprio telhado um ano antes. Em ambos FMAB e no mangá, a casa só pega fogo depois que ele passa no exame. Isso não muda nada na determinação dos Elrics, mas é algo para se ter em mente ao assistir as duas séries.
Em qualquer caso, “Não se esqueça de 3 de outubro de 11” claramente significava muito para Edward, se não para ambos Elrics. Seguir em frente sem ter como voltar atrás é uma decisão difícil, mas importante de se tomar. É claro que também pode haver alguma verdade na palavra de Hoenheim. Certamente explicaria por que Edward considerou este um assunto tão pessoal e como Winry sabe que este é um assunto delicado. Embora 3 de outubro não seja uma lembrança feliz para Edward, os fãs ainda podem celebrá-lo como o Dia do Fullmetal Alchemist enquanto relembram sua própria jornada com a série.
Os irmãos Elric fecharam o círculo após 3 de outubro de 11
A data de 3 de outubro de 1911 representou tragédia e perda para os irmãos Elric, assim como o local da casa de sua família. Edward e Alphonse estavam determinados a enterrar o passado e provar que aprenderam com seus erros, mas, como observou Hohenheim, o trabalho ainda não estava concluído. Ed e Al estavam fugindo, mas felizmente tudo mudou depois que o vilão Pai foi derrotado. Edward tomou uma decisão sábia e humilde de desistir de sua alquimia em troca do corpo de Alphonse, derrotando assim a Verdade que o fez de bobo por tanto tempo. Foi assim que Eduardo “venceu” sua guerra pessoal em Fullmetal Alchemist: Irmandade, e foi assim que ele derrotou seus demônios pessoais de uma vez por todas. Ele finalmente saiu da era do “Não se esqueça do 3 de outubro de 11”, mas não fugindo ainda mais. Curiosamente, Ed conquistou seu passado retornando a ele com uma nova perspectiva e uma nova sabedoria.
Edward e Alphonse retiraram-se do seu estilo de vida aventureiro reconstruindo as suas vidas em Resembool como homens adultos, e tiveram mais do que tempo para se distanciarem do que aconteceu antes naquele lugar. Em vez de destruir coisas como suas casas e seus próprios corpos, os irmãos Elric estavam construindo algo novo, permitindo-lhes fechar o círculo. No início, eles tentaram recriar a falecida mãe por meio da alquimia proibida, apenas para destruir tudo o que tinham, tanto por acidente quanto de propósito.
No final da história, os irmãos construíram uma casa e Edward construiu uma família com o amor de sua vida, Winry Rockbell. Ao longo dos anos, os irmãos tiveram que destruir coisas mental e fisicamente para criar uma nova era em suas vidas, explorando os temas centrais da série sobre alquimia. Os irmãos tiveram que perder tudo na era “Não se esqueça do 3 de outubro de 11” para ganhar a sabedoria e a paciência necessárias para construir algo novo como jovens. Só então Ed e Al poderiam realmente superar seu passado e não precisaram correr para lugar nenhum. A solução sempre foi tão simples: apagar o passado construindo algo novo em cima dele. Não há mais corrida.