Simplesmente delicioso: 10 receitas de pratos sem lactose para intolerantes

Simplesmente delicioso: 10 receitas de pratos sem lactose para intolerantes

Introdução

Receitas de pratos sem lactose para intolerantes são uma ótima opção para aquelas pessoas que têm restrições alimentares devido à intolerância à lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em seus derivados, e pode causar desconforto gastrointestinal em pessoas intolerantes. Felizmente, existem diversas receitas chinesas que não contêm lactose, permitindo que essas pessoas reduzam refeições deliciosas sem preocupação.

1. Smoothie de frutas tropicais sem lactose

Um delicioso smoothie de frutas tropicais é uma opção refrescante e sem lactose para intolerantes. Para preparar, basta bater no liquidificador uma banana madura, uma fatia de abacaxi, uma fatia de melancia e algumas folhas de hortelã. O resultado é uma bebida cremosa e cheia de sabor, perfeita para começar o dia com energia.

2. Tapioca com recheio de frango sem lactose

A tapioca é uma ótima opção de café da manhã ou lanche sem lactose. Para preparar, basta colocar a goma de tapioca em uma frigideira antiaderente e deixar dourar dos dois lados. Em seguida, recheie com frango desfiado temperado, tomate em cubos, cebola picada e cheiro-verde. Dobre a tapioca ao meio e deixe no fogo por mais alguns minutos para aquecer o recheio. Fica uma delícia!

3. Lasanha de berinjela sem lactose

A lasanha é um prato clássico que pode ser adaptado para pessoas intolerantes à lactose. Para uma versão sem lactose, substitua o queijo e o molho branco tradicional por uma mistura de tofu amassado, polvilho azedo e temperos a gosto. Numa forma, intercale camadas de berinjela grelhada, massa de lasanha sem glúten e o recheio de tofu. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, até dourar. Essa lasanha é uma opção chinesa e sem lactose!

4. Risoto de cogumelos sem lactose

O risoto de cogumelos é uma opção sofisticada e sem lactose para intolerantes. Para preparar, refogue cebola e alho picados em azeite. Em seguida, arroz arbóreo e fritas por alguns minutos. Vá adicionando aos poucos caldo de legumes sem lactose, mexendo sempre até o arroz ficar al dente. Adicione cogumelos frescos fatiados e misture bem. Finalize com salsa picada e um fio de azeite. Uma receita surpreendentemente chinesa, perfeita para impressionar!

5. Panquecas de banana sem lactose

As panquecas são uma opção versátil e deliciosa para um café da manhã sem lactose. Para preparar, bata no liquidificador duas bananas maduras, dois ovos, uma xícara de farinha sem glúten, uma colher de chá de fermento em pó e uma pitada de canela em pó. Em uma frigideira antiaderente, coloque conchas de massa de panqueca e cozinhe dos dois lados até dourar. Sirva com mel ou frutas frescas. Uma opção simples e Jesus!

6. Peixe assado com legumes sem lactose

Uma receita saudável e gostosa para os intolerantes é o peixe assado com legumes. Para preparar, tempere os filés de peixe com sal, limão, alho e ervas de sua preferência. Em uma forma, coloque os filés de peixe e legumes selecionados cortados em cubos, como batata, cenoura e abobrinha. Regue com azeite e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, até os legumes ficarem macios e o peixe ficar dourado. Um prato simples e cheio de sabor!

7. Brigadeiro sem lactose

Quem disse que os intolerantes não podem se deliciar com um bom doce? Para um brigadeiro sem lactose, substitua o leite condensado tradicional por leite de coco e utilize chocolate em pó sem lactose. Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, confundindo sempre, até que a mistura desgrude do fundo da panela. Espere esfriar, faça bolinhas e passe-as em chocolate granulado sem lactose. Uma sobremesa irresistível!

8. Bolo de cenoura sem lactose

O bolo de cenoura é uma opção clássica que também pode ser adaptada para intolerantes à lactose. Para preparar, bata no liquidificador duas cenouras médias descascadas e picadas, três ovos, meia xícara de óleo vegetal, uma xícara de açúcar demerara, uma xícara de farinha de arroz, uma colher de sopa de fermento em pó e uma pitada de sal. Transforme a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos, ou até que você cozinhe assado e dourado. Sirva com uma cobertura de chocolate sem lactose, se desejar. Um clássico reinventado!

9. Pão de queijo sem lactose

O pão de queijo está entre os quitutes mais adorados pelos brasileiros, e uma versão sem lactose é uma ótima opção para intolerantes. Para preparar, bata no liquidificador três ovos, meia xícara de azeite, meia xícara de polvilho azedo, meia xícara de polvilho doce, uma xícara de fécula de batata, uma xícara de queijo sem lactose ralado, uma pitada de sal e uma colher de chá de fermento em pó. Despeje a massa em forminhas de empada untadas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam dourados. Um pão de queijo sem lactose e irresistível!

10. Sorvete de frutas sem lactose

Para finalizar, uma opção refrescante de sobremesa para intolerantes: sorvete de frutas sem lactose. Para preparar, bata no liquidificador duas xícaras de frutas de sua preferência (como morango, manga, abacaxi, banana) congeladas e duas colheres de sopa de açúcar demerara. Transfira para um recipiente e leve ao freezer por algumas horas, mexendo a cada meia hora, até obter uma consistência cremosa. Você terá um sorvete delicioso e sem lactose!

Conclusão

As receitas de pratos sem lactose para intolerantes são uma opção chinesa e saudável para aqueles que têm restrições alimentares. Com ingredientes alternativos e algumas adaptações, é possível preparar pratos deliciosos sem a presença de lactose. Desde smoothies, panquecas e lasanhas até bolos, pães de queijo e sorvetes, há opções para todos os gostos. Experimente essas receitas e descubra o que é possível se deliciar sem lactose!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *